quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ABORTO...SIM OU NÃO?

Quem acompanha as notícias sobre a eleição para presidente de nosso país notou que neste segundo turno houve muita discussão sobre um assunto muito importante: o aborto. Os candidatos José Serra e Dilma Rousseff dedicaram tempo e espaço para falar sobre o aborto em seus debates e manifestações políticas. Ao mesmo tempo igrejas, entidades sociais, entidades médicas se manifestaram sobre o aborto.

Por isso, eu gostaria de passar esta pergunta para você: Você é à favor ou é contra o aborto? Você apóia o aborto ou é totalmente contra esta idéia? Pense um pouco! E é sempre bom lembrar que aqui não estou falando do aborto espontâneo, em que o próprio corpo da mulher rejeita a gravidez. Eu estou falando do aborto provocado pela mulher – seja por medicamentos para abortar ou até mesmo intervenções cirúrgicas.

Bem, aqui no Brasil o aborto é considerado crime contra a vida. A pena prevista para uma mulher que comete aborto é de um a três anos de prisão. Mesmo sendo um crime violento e medonho, o aborto é permitido apenas em dois casos aqui em nosso país: se a gravidez for resultado de um estupro ou quando a gestante corre risco de morte e o aborto é a única maneira de salvar sua vida.

E então, você já pensou? Você é à favor ou contra o aborto?

Na campanha política para presidente de nosso país, algumas igrejas se manifestaram sobre o assunto. E realmente é papel da Igreja cristã defender a vida, lutar para que a vida seja vivida conforme a Palavra de Deus. Aliás, o que será que a Palavra de Deus diz sobre o aborto?

Especificamente sobre o aborto a Palavra de deus não diz nada, mas Deus nos mostra algumas coisas que nos fazem chegar à uma opinião bem simples sobre o aborto. Por exemplo: O Salmo 51.5 revela que no momento da concepção já há vida humana no ventre da gestante, e inclusive vida pecadora. Veja o que diz o Salmo 51.5: “Tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido”.

Outro salmo que revela de uma forma ainda mais bela que no ventre da mãe já há vida humana é o Salmo 139.13-16 que diz: “Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem. Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, tu me viste antes de eu ter nascido”.

Vejam que belo é este Salmo 139, mostrando que Deus conhece aquela pequena vida que é gerada e formada no ventre materno. Ou seja: na gestação já há vida, antes mesmo da criança nascer. A gestante carrega uma vida que é totalmente amada e cuidada por Deus, como disse o Salmo 136.

Deus também nos mostra que há vida no ventre materno também no Novo Testamento, no livro de Lucas 2.41. É quando Maria, mãe de Jesus, visita Isabel que estava grávida de João Batista. Quando Maria falou com Isabel, a criança se mexeu dentro de seu ventre.

Não restam dúvidas. No momento da concepção, já há vida. A futura mamãe carrega em seu ventre uma ou mais vidas amadas, cuidadas e protegidas por Deus. Depois de saber que a Palavra de Deus nos revela que a vida humana começa na concepção, antes mesmo da criança nascer, eu pergunto novamente: você é à favor ou contra o aborto?

Com base na Palavra de Deus, nossa igreja se manifesta contra o aborto, pelo simples fato de ver no aborto um crime contra a vida – como diz a própria lei civil brasileira. Cometer um aborto é um crime violento contra a vida de uma criança indefesa. Cometer aborto é pecar contra o 5° mandamento que diz “não matarás”. Uma mãe que procura e realiza um aborto é uma mãe que acabou com a vida de seu próprio filho.

Você é contra ou à favor do aborto? Com base na Palavra de Deus, podemos nos manifestar tranquilamente sobre este assunto, dizendo que o aborto é crime e contra à Palavra de Deus. Aliás, neste mês de outubro foi realizada uma pesquisa em nosso país sobre o aborto e vejam os resultados: 71% acham que a lei deve continuar como está (ou seja: aborto é crime e leva à prisão); 7% acham que o aborto deveria ser permitido em mais casos e 11% apóiam a descriminalização do aborto, ou seja: tornar o aborto legal. Que bom que em nosso país a maioria das pessoas está contra esta atitude que vai contra a Palavra de Deus. Que Deus abençoe a todas as gestantes para que lutem desde já pela vida de seus filhos, antes mesmo deles nascerem.

Oremos: “Senhor, perdoa aquelas mães que estão arrependidas por terem cometido um aborto. Ajuda-nos a preservar a vida humana também no ventre materno. Obrigado, pois na tua Palavra tu revelas que conhece nossos filhos e filhas antes mesmo de nós o vermos nascidos. Em nome de Jesus Cristo, o Deus Salvador, Amém”.

Rev Bruno A. Krüger Serves

Nenhum comentário:

Postar um comentário